Navegador Firefox 4 está mais rápido e com abas novas e menores

Posted by Bento | Posted in Notícias | Posted on 22-03-2011-05-2008

0

Navegador Firefox 4 está mais rápido e com abas novas e menores

Recurso permite acessar dados do browser do desktop no celular.
Entre as novidades está o ‘App Tab’ e o novo motor ‘JagerMonkey’.

A velocidade de navegação é um dos pontos altos da versão final do Firefox 4, afirmou a Mozilla. O browser, que foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22), recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. O navegador já pode ser baixado pelo site da Mozilla.

Além de um tempo de inicialização mais veloz, a empresa afirma que o browser melhorou o carregamento das páginas e dos gráficos. O Firefox 4 também promete melhorias significativas na velocidade de processamento de códigos Javascript, com o novo motor “JägerMonkey”.

App Tab’ é uma das novidades do Firefox 4 (Foto: Divulgação)

Novas abas
Para tornar a interface mais limpa, as abas do Firefox 4 ficam em cima da AwesomeBar, barra de endereços que autocompleta as buscas do usuário. Com o App Tab, o browser elege os sites que o usuário mais utiliza, como o webmail, e os remove da barra de abas, colocando-os em um botão permanente no navegador – como uma aba menor. O botão é pequeno, aparece sempre que o browser é aberto e muda de cor quando há alguma atualização naquele site – como um e-mail novo.

Recurso Panorame ajuda usuários a separar abas por assunto (Foto: Divulgação)Recurso ‘Panorame’ ajuda usuários a
separar abas por assunto (Foto: Divulgação)

Outra novidade é que toda vez que o usuário abrir uma nova aba, o Firefox irá verificar se já existe alguma aba aberta com aquele site. Se existir, o browser irá direcionar o usuário para aquela aba.

Já o recurso Panorame permite que o usuário organize as abas em diferentes grupos, separadas por assunto. Para trocar de grupo, o usuário deve apenas clicar no botão “Agrupar abas” e escolher o outro grupo. As abas abrem automaticamente no navegador.

Esse recurso é bastante útil para aqueles usuários que gostam de abrir diversas abas simultaneamente, já que ajuda a gerenciar várias abas e até dar nomes para os grupos.

Novo botão de menu dispensa a 'barra de menu' (Foto: Reprodução)Novo botão de menu dispensa a ‘barra de menu’
(Foto: Reprodução)

Menus
Já que a barra de menu, por padrão, não fica visível, uma maneira de evitar seu uso, que atrapalharia em termos de espaço de navegação, foi a criação de um novo botão de menu no canto superior esquerdo que permite acessar várias opções como os Favoritos, Histórico Complementos, navegação privativa, etc.

Firefox no celular
Uma das inovações é o Firefox Sync, que permite sincronizar as informações do navegador no desktop com aparelhos móveis. O usuário poderá acessar os marcadores, histórico de navegação e, inclusive, abas abertas em um smartphone, por exemplo. No momento que a nova versão é instalada, o usuário é solicitado a criar uma conta no próprio navegador, na guia Sync, em Ferramentas.

Recurso permite organizar abas por assunto (Foto: Divulgação)Recurso permite organizar abas por assunto (Foto: Divulgação)

Personalização do layout
Através de um clique como botão direito no topo do navagador é o usuário pode optar por exibir ou esconder as diversas barras de conteúdo, como menus, navegação, favoritos, extensões e também o posicionamento das abas. Nesse último caso, a posicionamento pode ser em cima, para ocupar menos espaço, ou embaixo da barra de endereços como era até a versão 3.6.

Sessões
Ao reiniciar o navegador ele abre com um aba padrão vazia e pergunta se deseja restaurar a sessão anterior, ou seja, as abas que estavam abertas na última vez que o usuário fechou Firefox. Até a última versão essa opção era definida nas opções de configuração e não era habilitada por padrão. Para usuários leigos facilita bastante porque não precisam mais descobrir aonde fica esse ajuste e podem usufruir da recuperação de abas no primeiro uso.

Outros recursos
Se alguma extensão estiver causando problemas de travamento, por exemplo, é possível reiniciar o navegador sem carregá-las, basta escolher a opção “reiniciar com extenções desativadas”, sob o menu “Ajuda”.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/03/navegador-firefox-4-esta-mais-rapido-e-com-abas-novas-e-menores.html

Write a comment