Neste artigo estarei demonstrando como instalar o Banco de Dados Oracle 12c no Windows, incluindo a criação de um banco padrão.

Antes de instalar o software, o OUI (Oracle Universal Installer), fará algumas verificações automatizadas para garantir que o computador atenda aos requisitos básicos de hardware e software para a instalação do banco de Dados Oracle. Caso o computador não atenda aos requisitos, uma mensagem será apresentada.

Alguns requisitos básicos são:

Mínimo de 2GB de memória física
Pelo menos 10 GB de espaço em disco

Para começar é necessário fazer o download do Oracle 12c pelo link https://www.oracle.com/database/technologies/oracle-database-software-downloads.html

Após o download você deve descompactar os arquivos baixados;


Neste seção, você iniciará a instalação do Banco de Dados Oracle, acesse a pasta database que você extraiu na etapa anterior e clique duas vezes sobre setup, pode ser necessário permitir a execução do arquivo na UAC.

Na janela que será aberta digite seu endereço de e-mail e a senha do login no site da oracle para receber as notificações dos problemas de segurança por e-mail. Se você não quiser as notificações por e-mail desmarque a opção e clique em próximo.
Nesta Janela selecione uma das opções, em nosso tutorial Criamos e configuramos um banco de dados, então marque a primeira opção.
Escolha a opção de acordo a arquitetura da instalação, sendo; Classe Desktop/Laptop ou servidor.
Neste tutorial utilizaremos a opção Classe Desktop.
Segu
indo a recomendação, iremos marcar a opção para a criar um novo usuário no Windows com apenas os privilégios necessários para a execução da instância do banco de dados.
Nesta janela é realizado a configuração do local de instalação, observe que por padrão é criado um banco de dados chamado pdborcl. Na minha instalação estou alterando para “bento”, você pode deixar com o padrão ou alterar.
Digite a senha para a administração do Banco de Dados Oracle. Essa senha será utilizados posteriormente para login de administrador SYS e SYSTEM.
O instalador fará as verificações de pré requisitos.
Após as verificações de pré-requisito a janela com o resumo será apresentada, revisa todas as configurações e clique em instalar.
A janela de status será exibida. Esta etapa leva cerca de 15 minutos dependendo da configuração do computador.

Em seguida será aberta a tela do Assistente de Configuração do Banco de Dados.

Ao chegar em 100% será exibida a janela abaixo informando que terminou, caso queira abrir o gerenciamento de senhas para desbloquear outras contas clique no botão.
Após a

Ao terminar você poderá abrir o gerenciador e navegar a partir do endereço https://localhost:5500/em com o usuário SYS.

Após concluir clique em “Fechar”

https://localhost:5500/em

Agora você poderá analisar e verificar a partir dos serviços do Windows a execução dos serviço do Banco de Dados Oracle.

Abra o executar no menu iniciar ou com a tela de atalho Windows + R, e digite Services.msc

Caso reinicie o computador e não consiga acessar o banco de dados, verifique se os serviços estão ativos e funcionando.

Caso queira acessar de outros computadores será necessário liberar a porta 1521 ou 1522 no firewall, instalar o client do Oracle no outro computador e configurar o arquivo TNSNAMES.ora, que normalmente fica localizado em C:\app\OracleHomeUser\product\12.1.0\dbhome_1\NETWORK\ADMIN
Este é o arquivo da instalação do servidor, nas estações de trabalho é necessário ajustar o nome do HOST com o IP ou nome do computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation