Origem: http://www.rildosan.com/2011/06/o-que-e-mapeamento-de-processo.html

O que é Mapeamento de Processo ?

O Mapeamento de Processo é uma atividade do Ciclo de Gerenciamento do Processo de Negócio, que é composto por Mapeamento, Modelagem, Análise, Melhoria e Monitoramento de Processos.

Ciclo BPM

Ciclo BPM

O que é Mapeamento de Processos ?
O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de fazer a descoberta das informações, partes interessadas, capacidades, recursos que são necessários para entender os processos de negócio.
Esse entendimento imprescindível para promoção de melhorias dos processos existentes ou para implantar uma nova estrutura voltada à processos.

Objetivo do Mapeamento de Processos:
Identificar, entender e conhecer os processos de negócios existentes (AS-IS) e dos futuros (TO-BE) para melhorar o nível de satisfação do cliente, e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços, reduzir custos e aumentar desempenho do negócio.

Benefícios do Mapeamento:
O mapeamento também ajuda a empresa enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, custos altos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação, aprovações e etc), além de ser uma excelente forma de aprimorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.

Técnicas comuns que são utilizadas no Mapeamento de Processos:
– Entrevistas
– Reuniões
– Workshop Colaborativo
– Questionários
– Observação de Campo
– Coleto de Documentos
– Brainstorming

Experiência e Conhecimento:
O Mapeamento é uma atividade empírica, ou seja, baseada no conhecimento do analista por isso a ter experiência e conhecimento do negócio é fundamental para um bom mapeamento de processos.

Resultados esperados da atividade de Mapeamento de Processo:
– Conhecimento do processos
– Documentação do Processo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation