Razões para investir em Asterisk por Mário Santana
Ainda existem muitos paradigmas em relação aos softwares livres (Open Source) e quando se fala em investimentos,
seja para uma empresa ou para um autônomo, a primeira coisa que se pergunta é: “O que eu ganho com isto?”. No ramo de Voip não é diferente, podemos listar alguns benefícios bem evidentes:
- Mercado em ascenção, Prova disso é o crescimento eminente do mercado de Voip, estima-se que as receitas do setor ultrapassarão US$ 10,2 bilhões, na América Latina, até 2014. As cifras são altas, mas o gostoso é saber que cada um de nós profissionais de tecnologia ou amantes da mesma poderemos fazer parte desses números. Viva o código aberto!;
- Redução de custos, a redução de custos possibilitada pelo Asterisk pode ser vista de forma direta na economia com chamadas via IP, não mais passando em alguns casos pela PSTN. Deve ser considerada também a economia indireta quando falamos do agregado de funções, que para serem disponibilizadas em uma central telefônica convencional, eleva imensamente os custos, como a exemplo do recurso de Unidade de Resposta Audível (URA), que um módulo custa em torno de US$ 2.000,00;
- Autonomia para controle do sistema de telefonia, esse é um dos recursos de destaque, pois agora não existe mais a dependência de um técnico de uma central proprietária. Funcionalidades, mudanças e novos desenvolvimentos podem ser implementados facilmente;
- Riqueza de recursos, as funcionalidades/possibilidades são inúmeras. Citando apenas algumas funcionalidades que vão além dos PABX: – Conectar empregados trabalhando em casa ao PABX da empresa sobre conexão de banda larga (HomeOffice) – Conectar escritórios em localidades, até mesmo estados diferentes, sobre IP, via Internet ou rede privada. – Correio de voz integrado ao e-mail/webmail – Construir aplicações de resposta automática por voz, que podem conectar o usuário a um sistema de pedidos por exemplo, ou outras aplicações internas – Dar acesso ao PABX da empresa para usuários em viagem, conectando-se por exemplo a partir de um hotel ou aeroporto. Além de recursos só encontrados em sistemas topo de linha, como:
– Integração para sintetizar fala (text-to-speech).
– Registro de chamadas para integração com sistema de tarifação.
– Integração com reconhecimento de voz.
– Música em espera para clientes aguardando na fila (c/ suporte a MP3).
- Plano de discagem flexível e poderoso, Um dos destaques do sistema, é a flexibilidade quanto ao plano de discagem, e recursos como controle de rota de menor custo;
Hoje um PABX analógico/digital com capacidade para 100ramais custa no minimo 15.000,00. Isso fora a mão de obra, com um servidor de aproximadamente 3.000reais você consegue facilmente 300 ramais com varios recusos que o pabx comum se limita como “fila, dac, disa, ura” e o mais importante que é pouco falado “GRAVAÇÃO”.
No asterisk facilmente você consegue fazer a gravação dos ramais e troncos, você escolhe gravar por demanda ( QUANDO O USUARIO INSERIR O CODIGO PARA GRAVAÇÃO ) ou sempre que ele usar o ramal. E de quebra você ainda pode armazenar isso em um storage na codificação que você preferir .gsm .wav .mp3.
Em um proximo post irei insinar a “instalar o asterisk”. Na distribuição Debian.
Por Mario Santana.
Para entrar em contato com o Mário e-mail: scraipt@gmail.com
Opa…gostei do post, parabéns. Vai sair um mostrando como instalar e configurar ?
valeu !